
Micropigmentação x Microblanding
Qual a diferença entre as duas técnicas e qual escolher para um fio a fio perfeito?
As duas técnicas tem como objetivo fazer sobrancelhas fio a fio com aspecto natural, o que difere são os equipamentos utilizados para se chegar a este resultado (importante citar que somente na micropigmentação é possível fazer a técnica shadow ou esfumada). Pesquise bastante, veja as fotos dos trabalhos, compare resultados finais e faça a sua escolha!
MICROPIGMENTAÇÃO
Na MICROPIGMENTAÇÃO é utilizado o DERMÓGRAFO, um aparelho elétrico composto de motor e caneta, que aplica pigmentos na pele através de uma agulha descartável, que pode ter de 1 a 7 pontas, dependendo do efeito desejado.


Como o dermógrafo funciona?
A agulha perfura a pele ao mesmo tempo que implanta o pigmento. A velocidade que esta agulha irá funcionar varia entre 50 a 150 perfurações por segundo, dependendo do modelo do dermógrafo e é controlada pela micropigmentadora.
A caneta permite que se regule a profundidade da agulha, o que evita erros na hora de atingir a camada da pele ideal para se implementar o pigmento (lembrando que se for muito superficial o pigmento não fixa e, se for muito profundo, vira tatuagem).
Por que eu escolhi trabalhar com dermógrafo?
Mesmo o dermógrafo e suas agulhas sendo bem mais caros que o tebori e suas lâminas, acredito que ele oferece muitas vantagens quando comparado ao método analógico.
- Tecnologia digital que me garante uma frequência estável;
- Regulagem e fixação da profundidade da agulha que não me deixa atingir as camadas mais profundas da pele;
- Precisão para meu traço;
- Baixo índice de ferimento na pele (não cria casca na cicatrização);
- É moderno;
- Não gosto da ideia de fazer rasgos na pele da cliente com uma lâmina e acho muito arriscado confiar somente no peso da mão para atingir a camada ideal.
Desvantagens
- Existem diversos modelos de dermógrafos no mercado, e nem todos são tão precisos e estáveis;
- Se a profissional não tiver um bom treinamento podem ocorrer erros de profundidade, mesmo com a regulagem do aparelho;
- Procedimento um pouco demorado;
- Como os materiais são caros, tende a ser mais cara a micropigmentação.
MICROBLANDING
No MICROBLANDING é utilizado o TEBORI que é uma pequena caneta. Esta caneta é analógica, ou seja, não necessita de fonte elétrica. Ao invés de agulha, utilizam-se laminas que são acopladas na ponta desta caneta.
A profissional fará cortes na pele da clientes (os fios) e em seguida aplicará o pigmento por cima. A profundidade que as lâminas farão este corte será controlado pelo peso da mão da profissional.


Vantagens
- Procedimento é mais rápido;
- Os materiais são bem mais baratos, por isso o procedimento costuma ser mais barato que a micropigmentação;
- Se feitos na profundidade correta, os fios ficam mais finos que na micropigmentação.
Desvantagens
- Se a profissional não tiver um excelente treinamento de peso de mão ela fará os cortes na pele profundos demais, o que resultará em uma tatuagem;
- Tende a ferir mais a pele, o que resulta na criação de casca pós o procedimento.
- O tempo de cicatrização da pele é maior que os tradicionais 28 a 30 dias;
- Costuma doer mais (digo isso pelo relato das diversas clientes que atendi e que inicialmente fizeram o microblanding e depois a micropigmentação);
- Por este índice maior de ferimento e consequentemente um tempo de cicatrização maior, os fios tendem a se expandir. Por isso sugiro sempre pedir para ver os trabalhos da profissional não somente após o procedimento, mas cicatrizado também.
